Cinco lugares que eu ainda vou conhecer…

australia

Elencar os destinos que eu ainda desejo conhecer na vida não foi nada fácil. Porque não são apenas esses cinco aí, não. Tem muito, muuuuito mais. Eu diria que Austrália, Vietnã, Croácia, Peru e Fernando de Noronha fazem parte dos meus desejos de viajante já há algum tempo. Mas eu optei por conhecer outros lugares antes, mais, digamos, “básicos”, pra me preparar pra eles. Fora que, por exemplo, Austrália é uma viagem carinha, né? Vietnã e Croácia são menos caras, mas eu sentia que precisava de mais maturidade pra compreender o que vou encontrar por lá. Fernando de Noronha tive outras oportunidades pra ir, mas sempre acontecia alguma coisa que dava errado. Peru é aqui do lado, não é uma viagem que vai estourar meu orçamento. Todo mundo que foi super curtiu. E eu tenho que ir logo antes que meus joelhos, já não muito bons, não dêem conta em breve de subir até Wayna Picchu para ter a tal visão espetacular de Machu Picchu lá do alto. Só de escadas são mais de cem!! Eis porque esses cinco destinos são meus próximo sonhos de viajante…

Austrália
Talvez, eu esteja errada. Mas acho que na Austrália todo mundo é legal! Todo mundo deve ir pra praia, praticar esporte, ser sussa, animado, festeiro… É a visão que eu tenho de lá. Fora que magina passar um Réveillon vendo a queima de fogos na Ponte Harbour, em Sidney? E começar o novo ano antes!! É na Austrália que fica a Grande Barreira de Corais, maior recife do planeta. Também dá pra conhecer um coala fofinho e um canguru! Cidades modernas convivem com uma natureza exuberante. Tem o incrível Outback, que é o deserto – e não só o nome de uma rede de restaurantes. A Ópera de Sidney é uma das construções arquitetônicas mais marcantes pelo que eu já vi por aí e em fotos. Ela é tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e se tornou um dos símbolos do país.

Vietnã
Não sei explicar bem a minha fascinação pelo Vietnã. Lembro de ter ficado impressionada com o filme “Indochina”, há muitos anos, e daí em diante procurar saber mais sobre a história do país. Os vietnamitas sofreram muito ao longo de décadas. É uma nação cheia de cicatrizes por causa de guerras, conflitos, dominações de estrangeiros. E as paisagens são deslumbrantes. Na Baía de Ha Long, distante três horas da capital Hanói, barcos com velas que mais lembram leques deslizam por águas calmas, levando turistas pra passear (foi o que eu vi em foto, né?). Dizem que a culinária é uma mistura exótica da influência chinesa com a francesa. Deve ser bom! Tem arrozais (as plantações de arroz), construções que são tombadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, templos bucólicos… E eu quero tirar uma foto com aquele chapeuzinho de pescador que lembra uma cúpula de abajur. Vou ficar bonita.

Croácia
Eu nem sabia direito onde era a Croácia. Nunca tinha me interessado em checar no mapa. Mas em 1998 estive em Lisboa e visitei a Expo 98, a exposição mundial que acontece de tempos em tempos, sempre em países diferentes. Pavilhões de várias nações são montados para mostrar um pouco da cultura de cada uma delas. Foi minha mãe quem disse “temos que ir ao pavilhão da Croácia, um país muito bonito”. Eu fui, sem grandes expectativas. Aos 19 anos e apenas na minha segunda viagem ao exterior eu queria mesmo era conhecer os pavilhões de países como Itália, França, Inglaterra… Mas, então, eu me encantei absolutamente com o pequeno documentário, de uns 15 minutos, que estava sendo apresentado sobre a Croácia. O espectador assistia cada imagem como se estivesse na ponta de um barco, que “passeava” por diversos lugares, cidades croatas. Com o mar Adriático variando entre azul profundo e verde esmeralda, construções clarinhas (brancas ou em tons de bege, areia), formações rochosas que pareciam esculturas… Era tudo muito… delicado. “Eu quero ir aí”, pensei. Sinto que, quinze anos depois, a hora se aproxima…

Peru
Primeiro, curto muito comida peruana (muito amor por ceviche!). Segundo, é lá no Peru que está Machu Picchu, a prova de que civilizações inteligentíssimas já existiam bem antes de nós, seres que se acham tão descolados só porque desfilamos com smartphones. Símbolo do Império Inca, construída no século 15, Machu Picchu é considerada por especialistas um exemplo incrível de urbanismo e planejamento. E, como falei antes pra vocês, tenho que ir logo antes que meus joelhos não aguentem subir as centenas de degraus que levam até Wayna Picchu, que significa “jovem montanha”. É dali, por volta de 2.720 metros acima do nível do mar, que se tem a vista de tirar o fôlego do vale Inca. Me disseram que passeios pela charmosa Cusco, cheia de construções antigas preservadas, e por uma super atual Lima, onde há bons restaurantes, museus, baladas, também devem estar no roteiro.

Fernando de Noronha
Não conheço ninguém, mas ninguém, que tenha ido a Fernando de Noronha e falado “ah, nem é tão bonito”. Todo mundo baba por esse lugar. O arquipélago, formado por 21 ilhas, pertence ao estado de Pernambuco. A maior parte de seus 26 quilômetros quadrados é um parque nacional e exige preservação. Isso mesmo! A gente já acabou com muita coisa! Eu nunca nem pratiquei mergulho, mas acho que lá eu me arriscava… Já viram a cor da água? Chega a chocar de tão lindona. E acompanhar um pôr do sol, um final de tarde, no meio daquele visual deve ser, no mínimo, inspirador…

Crédito da imagem: citydestination.org

Anúncios

6 respostas em “Cinco lugares que eu ainda vou conhecer…

  1. Oi Suzane,

    Acho que por mais que façamos listas sempre tem muito mais coisa a visitar! Demais sua lista, segue aqui a minha:

    1) Egito: tenho fascinação pelas pirâmides desde pequena! Sou maluca pelo Egito e sua história incrível!
    2) Petra, Jordânia: eu sempre fui apaixonada pelo Indiana Jones, e desde que vi “A última cruzada” quis conhecer Petra.
    3) Turquia: eu sonho em conhecer a Turquia e passear de balão pela Capadócia. Voar de balão é um sonho antigo e dizem que lá é o lugar perfeito!
    4) Machu Pichu: também quero muito ir lá enquanto meus joelhos permitem! Sempre ouvi falar muito bem de lá, dizem que o lugar é mágico.
    5) Índia: além da parte espiritual, lá está um dos monumentos arquitetônicos que considero dos mais bonitos do mundo: o Taj Mahal!

    Ah, eu quero fazer as malas e viajar agora!!!! Os seus lugares também estão na minha lista, mas tiver que escolher 5, hehehe!

    Beijos,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s