Mensagens de aniversário – e o que elas dizem sobre nós

mensagemaniversário

Eu adoro fazer aniversário. Sou daquelas que nunca vai esconder a idade e pra quem mais um ano é motivo de comemoração – acabo de completar 34 no último domingo. Adoro receber o carinho dos queridos nessa data. Tem aquela energia boa, com um monte de recadinho ao mesmo tempo indicando que sim, hoje é O dia!! Celebrar é preciso!

E em tempos de redes sociais uma das alegrias do nosso dia de aniversário é acompanhar as mensagens que os amigos e a família deixam lá no mural. Ou mandam por e-mail. Ou sms. Carinhosas. Divertidas. Emocionantes. Com aquela palavra-chave que só você vai entender. Quem liga no celular ou em casa acaba sendo o pessoal mais chegado mesmo. Tem quem reclame dessa inversão – mais mensagens, menos ligações. Eu curto. Porque é gostoso ouvir a voz daqueles que gostamos, claro. Mas ler e reler aquilo que alguém deseja pra gente, com palavras que mostram como os outros nos vêem ou o que sentem por nós é muito especial.

Talvez, seja coisa minha, com essa mania aí que eu tenho de escrever… Mas acredito mesmo que as mensagens de aniversário dizem muito sobre quem somos de fato, sobre como nos colocamos no mundo, como atuamos nele, como marcamos nossa presença. Somos nós diante dos olhos do outro. Um reflexo puro daquilo que transmitimos.

Entre as muitas mensagens pela minha nova idade, e sem querer (de forma alguma!) desmerecer todas as outras, três me chamaram muito a atenção. Bateram no meu coração ao me ajudarem, em poucas palavras, a (re)enxergar o que faz sentido pra mim, relembrando os valores que me são mais caros. E de três pessoas completamente diferentes, com participações bem distintas na minha vida.

A primeira é de um amigo com quem retomei contato via Facebook há pouco tempo. Estudamos juntos na infância – e no começo ele até custou pra lembrar de mim! Mas conversando sobre tudo e mais um pouco, sobre os rumos que cada um tomou, a gente já (re)aprendeu bastante de cada um. E a mensagem de parabéns que ele me enviou deixava tão claro quem eu sou, o que desejo pra mim, que quase custei pra acreditar que lá se foram vinte anos sem contato: “Que você tenha saúde e tempo para andar por aí desbravando o mundo, que tenha muitos momentos para chorar de rir e pular de alegria… que tenha todo dia uma nova experiência e uma nova sensação… tudo isso cercada das pessoas que mais ama.” Especialmente nos últimos meses é exatamente, mas MUITO exatamente, o que venho buscando… Quando li, pensei: “É isso. Essa sou eu”.

Outra mensagem me fez chorar. De um amigo que se tornou amigo quase instantaneamente pela compatibilidade de ideias e ideais. Amizade à primeira vista, eu diria. E surgida em meio ao muito louco ano de 2012, no ambiente de trabalho. Era uma mensagem grande. Coloco aqui um trechinho: “Preciso dizer o quanto te conhecer foi fundamental na edificação de um 2012 mais equilibrado. Parecia impossível erguer qualquer ideia num ano de terremotos morais, mas o seu exemplo e seus ideais me deram inspiração, uma espécie de argamassa para solidificar uma fortaleza (…) o quanto você foi uma das poucas a apontar como correto o mais elementar dos caminhos: aquele que eu escolhi. A dificuldade generalizada em se compreender as opções alheias, com suas dores e delícias, emperra demais a diversidade de pensamento. Pode até estancar a evolução de toda uma comunidade, se o grupo preferir a intolerância automática ao debate. Você se mostra sempre aberta a esse encontro de águas, a essa permanente clarificação.”

Não me emocionei só porque se trata de um elogio desses de tirar o fôlego. Mas a sensação de ajudar alguém tão querido a se tonar mais dono de si foi o maior presente que eu podia receber. E ele me presenteou em dobro ao confirmar minha certeza que de vale a pena dar a cara pra bater ao opinar, criticar, debater, parar pra pensar – que é o que tento fazer pra vocês aqui no blog. O presente não foi só o elogio. Mas, no elogio, o apoio que me empurra pra seguir em frente em muito mais coisas até do que ele imagina.

Por fim, uma mensagem de uma jovem em início de carreira no jornalismo, ainda na faculdade, mas mostrando tanta vontade de correr atrás dos próprios sonhos que contagia. A conheci ao dar uma palestra numa universidade. “Que você continue sempre sendo essa pessoa maravilhosa e inspiradora por quem me encantei instantaneamente na Semana de Comunicação ano passado!
E obrigada por todos os conselhos, conversas e apoio e, me arrisco dizer, amizade, desde então!” Como não derreter ao descobrir que a gente é inspiração pra alguém que tá pronta pra conquistar o mundo? E nesse mundo a conquistar ela te coloca como uma referência? Sinceramente, dá um baita medo por um lado… E se ela se decepcionar? E se nem sempre eu puder ajudar ou não der o melhor conselho? Mas por outro lado é gratificante demais!

Mais do que presentes e esperança para uma nova fase que se inicia, aniversário é um exercício de avaliação interna, realizada com a ajuda dos queridos. Um exercício cercado de amor, que resulta numa poderosa radiografia daquilo que há de melhor em nós. E o mais bacana é ver tudo isso expresso e registrado em mensagens…

Crédito da imagem: As Devoradoras (Renata Maneschy)

Anúncios

2 respostas em “Mensagens de aniversário – e o que elas dizem sobre nós

  1. Oi Suzane,

    Parabéns, atrasado, hehehe! Eu também adoro aniversário e adoro receber mensagens de parabéns. Eu não me importo se a pessoa só manda via face ou sms, eu mesma lembro os aniversários, mas nem sempre lembro de ligar e nesse ponto acho que o face ajuda muito! As vezes não dá pra ligar no momento, mas dá pra escrever, então já tá valendo! O importante é o carinho, o sentimento. Pra mim, a maneira de transmitir esse sentimento não importa, o que importa é o sentimento!

    Beijos,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s