Essa mania de achar que alguém tem inveja de você (e costuma ser bem o contrário)

inveja

Das coisas que eu acho chatas no mundo, poucas são tão irritantes quanto a mania que algumas pessoas têm de se considerarem constantemente invejadas. É aquele povo que fica falando que “o lugar tá com uma vibe ruim”, “fulano tem uma energia negativa”, “ciclana fica me copiando”, “ela faz tudo pra ser igual a mim”, “ele deseja o que eu tenho”, e por aí vai. Não desacredito na inveja. Não descarto sua influência num ambiente e nem sua interferência nas relações. Simplesmente porque é uma característica do ser humano. Ela é parte da nossa obscuridade emocional. Um sentimento natural, que só se torna problema de fato dependendo da dose.

A inveja pode até ser útil quando serve pra impulsionar vontades e fazer com que se corra atrás de objetivos. Claro, isso é melhor se for apenas efeito de admiração, de se espelhar no outro de maneira saudável. Só que nem sempre é assim e muita gente segue em frente é graças mesmo a um incômodo no peito pela vitória alheia. Também não significa que a pessoa seja do mal, não tenha boa índole. Nada disso. Psicologicamente, pode existir algum desequilíbrio, a falta do desenvolvimento de crenças positivas sobre seu valor que bloqueiam a capacidade de olhar aquilo que se tem e se conquistou com orgulho, com amor próprio. É o eterno achar de grama do vizinho mais verde.

O curioso pra mim, no entanto, é que o discurso da inveja costuma vir justamente daqueles que mais a sentem. Pode reparar. Quem muito diz que o outro sente inveja disso e daquilo é um tremendo invejoso. Carrega uns muitos recalques pela vida. Fica desconfortável quando alguém conta que um amigo, conhecido ou familiar “comprou”, “ganhou”, “viajou”, “foi”, “fez”, “conseguiu” o que ele desejaria também.

Aí, surge mais um comportamento intrigante: o minimizar da conquista do “concorrente”. A festa dele sempre vai ser a melhor, o relacionamento é o perfeito, o lugar que ele compra roupa é incomparável, o restaurante que frequenta é o badalado, o lugar em que estudou é mais reconhecido, o destino onde passou férias é mais exótico e os planos futuros, ah, são muito ousados, garantia de sucesso! Tudo do invejoso é melhor nas rodas de conversa. Dos demais nunca é tão bom assim.

A tentativa aqui é de rebaixar ao máximo aquele de quem se sente a inveja pra parecer melhor, mais vencedor, mais satisfeito, mais feliz, mais bem-resolvido. Fachada. Só te coloca pra baixo quem teme sua capacidade. Quem tem certeza de que não consegue fazer igual ou melhor. Quem sabe que tem mais limitações do que gostaria. Pessoas de bem consigo mesmas, satisfeitas com os rumos da própria vida, ficam genuinamente contentes por verem os que estão a seu redor crescendo, seja profissionalmente ou pessoalmente. Não perdem tempo remoendo as sensações amargas do velho olho gordo.

No geral, basta dar de ombros pra turma da inveja. A não ser que você seja vítima de um invejoso capaz de te prejudicar, transformando a admiração torta em raiva. Fofocas, calúnias, bullying, difamação são situações realmente ruins que podem, sim, nascer da inveja. Nesse caso, não tenha medo de tomar medidas enérgicas contra o invejoso que extrapola, inclusive judiciais. Mas também não esquente a cabeça se for algo menor. Porque, no fundo, o invejoso e seu modo de agir são sacados por muita gente. A rotatividade das amizades é alta (ninguém aguenta). Um exagero aqui, outro ali, e logo ele deixa de ser levado a sério por todo mundo. Vai, obviamente, continuar se vangloriando. Só que uma hora, apenas para as paredes.

Crédito da imagem: Cultura Inquieta

Anúncios

30 respostas em “Essa mania de achar que alguém tem inveja de você (e costuma ser bem o contrário)

  1. Oh my good ! Seu texto exatamente discreve o que penso . Boom pensava que era só eu que tinha essa visão do recalque kk … Sabe aquelas amigas falsetes que todo mundo tem , teve ou vai ter ? Ai a mascara da falsiane cai , e ela tem a cara de pau de falar ” voce ta com recalque / inveja ” . Tive uma que deu em cima do meu namorado e CIA . E saia falando pro mundo que eu tinha inveja dela , e quase todas as falsetes falam a msm coisa né ! Incrivel isso . As pessoas parecem que julgam os outros pelo o que elas próprias sao ‘-‘

    • Sei bem, Pamela… Já passei por situações com pessoas assim, infelizmente.
      O melhor é se afastar e torcer muito pra essa pessoa ser feliz, viver a vida dela, encontrar alegrias, né?!
      Obrigada por escrever! Volte sempre! 🙂 Bjão

  2. guando a pessoa tenta diminuir o outro com palavras arrogantes , é ruim demais sentir essa sensação , sempre tentando alfinetar com palavras. guando leio seu texo lembro que o problema da outra pessoa pode ser isso mesmo “inveja” então está sempre sendo arrogante..

  3. Muito bom o texto. O que eu acho mais incrível é a pessoa viver dizendo que os outros sentem inveja dela mas daí copia tudo o que outra pessoa faz. Até mesmo um status do Whatsapp ou uma simples foto no Facebook.

  4. Excelente e é isso mesmo. Os que constantemente falam de inveja são sempre os mesmos, muitos têm uma vida que nem dá para perceber de que é que os outros possam ter inveja mas enfim. Parabéns e obrigada.

  5. Sempre pensei assim, pessoas invejosas acabam sozinhas esperando mais um para ‘mostrar’, seus feitos nunca terminados, suas viagens nunca realizadas, mas mesmo assim as pessoas as invejam. Conheço uma que quando perguntada; o que tinha para ser invejada? Respondeu:
    – ” você sabe as pessoas têm inveja até do meu sorriso”, é muita audácia da pessoa. Quem tem inveja de dentes tortos e amarelo? E quando a irmã comprou um cavalo brigou com ela que esse sonho era dela. 😅😅😅😅😅

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s