Não peça desculpas

desculpas

Não, não é o que vocês estão pensando. Não sugiro aqui que deixemos de lado a educação e sejamos insensíveis a partir de hoje. Pelo contrário. É justamente para a sensibilidade que eu apelo. Aquela, capaz de evitar mágoas, dores, dissabores. Porque, claro, todo mundo tem o direito de errar, enfiar os pés pelas mãos, machucar sem querer. Nem sempre dá pra fazer o “certo”. Às vezes, a gente vai partir um coração, falar sem pensar, sumir sem explicar. Talvez até, por nervoso, maltratar. Ninguém está livre de perder a compostura, não… Mas se puder evitar…

Acho a imagem acima bem didática. Ferir ou ofender uma pessoa terá o mesmo efeito do copo que cai no chão. Uma vez quebrado é difícil consertar. Ou nem dá. Não significa que, se você errou, não deva se redimir e ir lá pedir perdão. Deve sim! Sabendo, porém, que as coisas podem nunca mais serem as mesmas… Que quando algo despedaça é em pedacinhos tão pequenos que não dá mais pra colar. Principalmente o que é subjetivo, o que é emoção… Admiração, confiança, respeito, cumplicidade… Fica um vazio no coração, um vácuo de decepção…

Não peça desculpas. Não tenha que pedir desculpas. Não crie uma situação em que a única saída é botar a mão na consciência, se arrepender e se desculpar. São tantos os momentos e as ocasiões em que o sofrimento poderia nunca existir – e também o pedido de desculpas na sequência. Tem horas que não dá, eu sei… Vai ter que dizer o pior, a verdade sem cor… E dói. Pra quem ouve e pra quem fala. Mas aí é da vida. É assim que é.

Fora isso, fora o sofrimento absolutamente inevitável, não machuca. Não estraçalha uma alma, principalmente de quem te quer bem. Porque quase sempre é para as pessoas importantes da nossa vida que direcionamos nosso pior. Como se o bem querer estivesse atrelado a aguentar desaforo. Não tá. E ninguém tem que aturar. Então, procure economizar pedidos de desculpas. Não por arrogância. Por cuidado e delicadeza.

Crédito da imagem: Kit Básico da Mulher Moderna

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s