O lado bom da hora difícil

obstáculos

Não é fácil. Enxergar alguma coisa de bom quando nosso mundo desaba parece tarefa para os fortes. Os bem fortes. Como tirar algo positivo daquele momento na vida em que qualquer movimento nos joga direto no fundo do poço? Mas o lado bom sempre está lá. Fica meio complicado perceber logo porque os problemas tendem a embaçar nossa visão. Confundem o coração, o pensamento, atrapalham as esperanças. Até notar as soluções óbvias, que ficam tão pertinho, vira desafio. Ele, porém, não vai embora de vez. O lado bom pode ser apenas um jeito diferente de entender a tempestade. De saber viver suas lições.

Há pouco mais de um ano, recebi, na sequência, duas notícias muito difíceis. Mal eu começava a me recuperar da primeira rasteira quando surgiu a segunda. Fiz tudo e mais um pouco pra resolver. Compreendi que parte do “resolver” não dependeria de mim. Não estava sob meu controle. Simplesmente, não havia mais nada que eu pudesse fazer. A não ser esperar que outros tomassem as providências. Então, eu dormi. Como há muito tempo, uns dez anos talvez, minha insônia não permitia. Antes de deitar eu dizia pra mim mesma: “Hoje você fez o que dava. Nem adiante pensar e repensar em saídas. Durma, Suzane. Durma.” Passados mais de 12 meses, minhas noites de sono, em sua grande maioria, são de cerca de oito horas.

Descanso de verdade. E me sinto mais disposta, esperta e confiante pra lidar com o que o cotidiano manda pra rebater e melhorar. Recentemente, passei de novo por uma hora difícil. O lado bom, claro, apareceu. Agora, em forma de pessoas queridas, amigos fiéis, que me ajudaram com informação, apoio, compreensão. Gente que disse: “Vamos lá, garota! Estamos aqui, juntos, para o que der e vier.” Graças a eles, mais um obstáculo ficou pra trás. Saí fortalecida e com a certeza de que nunca tô sozinha.

A hora difícil, porém, também é um alerta. Mostra, por vezes com muita sutileza, quem realmente luta junto e por você. E quem, claro, desaparece e só volta quando tudo entra nos eixos. Ou que se regozija com seus tropeços e vem dar tapinha nas costas quando a situação se equilibra. Saber quem é quem, por mais que seja doloroso, não deixa de ser um lado bom.

A vida é ascensão e queda. Altos e baixos. Dias bons e ruins. Fases difíceis, fases de felicidade. Horas de fracasso, momentos de conquista. É assim que é. Aproveita enlouquecidamente e com todas as forças as alegrias. Você merece. Quando chegarem os problemas, se preocupe na medida certa. Fundo do poço tem mola. E é só pra gente ganhar mais impulso.

Crédito da imagem: Kit Básico da Mulher Moderna

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s