Nos detalhes

10404118_753980898007937_3686539159887561655_n

Eu estava cansada, bem cansada naquele dia… Era muita coisa por resolver, em pouco tempo, e dependendo da compreensão de pessoas chaves. E pra não prejudicar a confiança que outras tantas depositaram em mim. Como eu estava cansada aquele dia… Sabe quando bate um desânimo? Mas o universo, no fundo, sempre está lá, dando os sinais de que tudo vai dar certo. Que o importante é reparar que tem boniteza pra olhar, se inspirar e seguir em frente a cada minuto.

Amuada no táxi que me levava correndo de um compromisso a outro, com o olhar vago atravessando a janela do carro, pensando quais seriam as saídas possíveis, aproveito para observar a vida que corria pelas ruas do Jardins, em São Paulo, com mais atenção. Quem sabe, assim, a mente desanuviava um pouquinho…

Esperando o semáforo da Alameda Santos abrir, vejo o rapaz estacionar a moto e tirar o capacete com o maior sorriso do mundo no rosto. O sorrisão era pra moça de cabelo castanho e cacheado, que sorria de volta, e que ganhou logo um abraço apertado e daqueles beijos de cinema ali mesmo, na calçada do Pão de Açúcar. Era tanto amor, tanto carinho, tanta felicidade a dos dois que sorri junto.

Mais a frente, já quase entrando em outro bairro, observo o morador de rua, na companhia de um fiel cachorrinho, ajeitando sua árvore de Natal. Partiu o coração… Mas também achei de uma delicadeza a preocupação dele em ter o símbolo dessa época em condições que nos parecem adversas mas que, para ele, é seu espaço, seu lugar. E se é assim, por que não enfeitar com o colorido de uma bela árvore natalina?

Já chegando a meu destino, vi os detalhes de uma terceira cena graciosa. O pai coloca sua menina nos ombros e corre com ela gargalhando, enquanto desvia de quem passa pelo caminho. Cara de começo de férias. Cara de um pai que ama sua pequena. Cara de uma pequena que um dia guardará as melhores lembranças do pai.

Nos detalhes. A inspiração pra gente seguir em frente, tomar coragem, dar a real dimensão dos nossos problemas está nos detalhes. Está no observar com mais carinho o que nos cerca. Claro que há muita tristeza também ao redor, coisas erradas, situações injustas. E não podemos nos acostumar com o ruim como se fosse o normal. Temos que fazer nossa parte para melhorar a sociedade que tem tanto a evoluir.

Mas nos detalhes… Olhe os detalhes e nunca esqueça que, apesar dos problemas, há muita poesia a ser apreciada a cada dia.

Crédito da imagem: Creative Commons

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s