Muros ou pontes?

12002851_911930998879592_3566450562487383392_n

O que você constrói nos seus relacionamentos? Muros ou pontes? Li essa indagação esses dias na página da escritora e astróloga Isabel Mueller. Fiquei pensando como, de fato, certos comportamentos e atitudes das pessoas podem ou levantar muros altos demais, que os afastam dos outros, ou serem o cimento de um caminho aberto, bonito, especial; uma conexão entre dois lados, uma ponte que une, traz ao encontro.

Me senti feliz ao perceber que construí, ao longo da vida, pontes sólidas com gente querida e importante. Daquelas pontes que nem o pior dos terremotos é capaz de por a baixo. Também percebi com tristeza que já me vi obrigada a erguer muros intransponíveis quando decepcionada, machucada, enganada. Nesse caso, mecanismo de defesa. Às vezes, a gente não quer cimentar um único tijolinho nesse muro. Mas uma hora não adianta mais querer colocar ponte onde o muro já se tornou fortaleza.

Muros, claro, podem ser derrubados (e relações erguidas novamente), assim como pontes podem ruir (e relações chegarem ao fim como pó de demolição). Mas dos escombros de um muro, quem sabe, não se ergue ainda uma ponte? Pra saber, cada um tem que olhar profundamente para o próprio coração, para seus desejos sinceros e valores os mais puros, e compreender se as pedras caídas ali servem apenas para serem lançadas longe ou se são o primeiro pedaço de um novo trecho.

Seja qual for a conclusão, que os construtores de muros se dêem conta da infelicidade e solidão que criam ao redor de si mesmos. E que os construtores de pontes não se abalem e desanimem quando perceberem que um projeto foi mal planejado e executado. Sintam seus insights, comecem os rabiscos. Mãos à obra. ❤ 🙂 ❤

Crédito da imagem: blog Casal Sem Vergonha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s