Liberdade não é desrespeito

Lygia Carla Miranda

Soube esses dias de duas histórias tristes de mulheres enganadas pelos parceiros. Ambas casadas, agora divorciadas.

Uma teve os sentimentos traídos. Mesmo depois de pedir a separação, o marido insistiu em continuar a relação. Mas logo se soube que insistiu também em manter a infidelidade com frequência. A outra enfrentou um golpe financeiro. Percebeu a conta pessoal desfalcada pelo próprio companheiro, seguidas vezes, por meses.

A dor de uma descoberta assim desestabiliza. Imagina, aquele(a) a quem se dedicou amor calculou que poderia mentir gravemente, acreditando não haver consequências! Até se reconhecendo genial no comportamento. Há consequências. A principal delas é nunca viver relações verdadeiramente plenas e felizes. É estar mergulhado no sombrio. É assistir afetos sinceros escorrerem por entre os dedos.

Já vi gente com atitudes nessa linha se auto definir como autêntico e dono de uma espécie de “poder”. E não é poder. É vazio.

Liberdade é uma benção. Liberdades de comportamento e pensamento nos tornam seres humanos mais capazes de grandes e bonitas realizações.

Liberdade não significa desrespeito. Não significa passar por cima dos sentimentos das pessoas. Não é satisfazer apenas e tão somente os próprios desejos, de forma egoísta e irresponsável, a ponto de desmantelar relações, tanto pessoais quanto profissionais.

Aqui cabe lembrar também: individualidade não é individualismo. Individualidade, novamente, tem a ver com autenticidade, com personalidade. Mas se essa individualidade vem acompanhada de arrogância e certeza da impunidade, então, se torna individualismo. Fazer só o que se quer, sem pensar no rastro de destruição que se deixa na vida de outras pessoas, e na própria também, não é aventura, não é testar limites. É se ver sem autoestima.

Crédito da imagem: Lygia Carla Miranda

Anúncios

Uma resposta em “Liberdade não é desrespeito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s