Superação. Solidariedade

Fui às lágrimas ontem com a vitória da Seleção Portuguesa na Eurocopa. Dei um grito esganiçado na hora do gol (ou golo!) que deve ter assustado a vizinhança. Sou filha, neta, bisneta, sobrinha-neta e prima de portugueses. Lisboa é a certeza de existir em algum lugar uma segunda casa cheia de afeto me esperando quando eu quiser e puder ir até lá. Sou luso-brasileira com certeza e muito orgulho.

Não sou, porém, grande entendedora de futebol. Mas gosto de acompanhar alguns jogos, especialmente os decisivos, de seleções. E como a do Brasil não tem trazido lá grandes alegrias, sorte a minha poder torcer pela equipe do capitão Cristiano Ronaldo.

Futebol tem muita confusão, mas também muita emoção. Um negócio de mexer com os nervos, de levar à mais profunda sensação de frustração na derrota ou da completa euforia na vitória. Ao vencer a gente fica tão feliz que dá vontade até de abraçar o Galvão.

Jogadores em partidas decisivas são um excelente exemplo para todos nós do quanto alcançar um objetivo realmente importante requer disciplina, foco, equilíbrio mental, superação das próprias forças e das críticas nada construtivas (sabendo ouvir, claro, as críticas de quem respeitamos). Se vale um título especial (ou a construção, a realização de algo que nos é caro) tem que se dedicar. Tem que ir em frente mesmo quando parece só surgir obstáculos. Tem que acreditar. Antes disso, se preparar bem para correr atrás.

A vitória de Portugal sobre a França ontem não apenas mostrou que o time merecia de fato levantar a taça, apesar de perder logo no início do jogo sua estrela maior, Cristiano. Mostrou também que não é porque hoje a gente ganha que precisa pisar no outro. Pelo contrário. Vitorioso de verdade é gente como o portuguesinho do vídeo aí acima que consolou o torcedor francês chorando a derrota de sua seleção em casa.

O menino, miudinho, foi um gigante em solidariedade. Entendeu logo cedo o que é o espírito esportivo. Seu abraço afetuoso no jovem francês, arrisco dizer, indica o campeão na vida que ele se tornará.

Crédito do vídeo: BBC Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s