Melhora-te a ti mesmo

educacao-online-gratuita-universia-brasil

Não tem desculpa: você sempre pode aprender mais, melhorar, adquirir conhecimento. Tanto para abrir a mente quanto para se tornar uma pessoa mais interessante. E competitiva (ponto chave em época de desemprego em alta). Sim, sempre existe AQUELE curso que a gente queria fazer. Só que agora não dá, tá caro, fora de cogitação? Lida com a realidade e busca os cursos, palestras e workshops gratuitos. Tem muita coisa boa rolando na internet e você só precisa reservar um período do seu dia (semana, que seja) para assistir.

Uma das plataformas mais legais que surgiram nos últimos tempos foi o TEDTalks, cujo slogan é “ideias que merecem ser espalhadas”. Se trata de uma série de vídeos de palestras com especialistas das áreas de educação, negócios, ciências, tecnologia, criatividade, entre outras. Geralmente são curtas, mas impactantes na originalidade, sensibilidade e capacidade de apresentar algo visionário. Por vezes bem simples. Que poucos (ou ninguém!), no entanto, compreenderam antes.

Abaixo, uma lista de sites bacanas com conteúdo muito útil e inspirador. E paga zero. Uma boa maneira de começar o ano, antenado e preparado para os desafios da vida e para ter um olhar que vai além do nosso mundinho já batido. Quem tiver outras dicas além dessas, manda, por favor! Obrigada! ❤

TEDTalks (www.ted.com)
Quase todos os vídeos estão em inglês. Mas é possível encontrar no You Tube muitas das apresentações legendadas. Basta jogar no Google ou You Tube a busca “TEDTalks legendado”. Comece pelo 20 Most Popular. São de arrasar. E fique ligado no TEDx São Paulo (www.tedxsp.com) para saber quando será a próxima edição. É uma versão local do TED, com palestrantes brasileiros. Dá para participar pessoalmente ou acompanhando via streaming (transmissão ao vivo). Alguns dos vídeos estão no You Tube.

USPTalks (https://goo.gl/k7e2Ye)
A Universidade de São Paulo (USP) criou uma série de debates no mesmo formato do TED. Os vídeos estão disponíveis no canal do You Tube de mesmo nome (no link acima, com url encurtado). Recomendo especialmente o que aborda a violência contra a mulher com a promotora Silvia Chakian e a médica Ana Flavia d’Oliveira. Também é possível participiar presencialmente ou acompanhar via streamig.

Fronteiras do Pensamento (www.fronteiras.com)
O Fronteiras do Pensamento propõe uma profunda análise da contemporaneidade e das perspectivas para o futuro. O projeto promove conferências internacionais e desenvolve conteúdos múltiplos com pensadores, artistas, cientistas e líderes em seus campos de atuação. No site estão vídeos de pensadores da atualidade como o escritor Salman Rushdie, a neurocientistas Suzana Herculano-Hozel e o sociólogo Edgar Morin.

Duolingo (www.duolingo.com)
Uma espécie de rede social para aprendizado de idiomas on-line. Escolha entre Inglês, Francês, Espanhol, Italiano e Alemão. É possível trocar ideias, informações e conversar com outras pessoas que estejam aprendendo a mesma língua. Se você for disciplinado e estudar um pouco todo dia dá para avançar bem.

Canal do Ensino (www.canaldoensino.com.br)
É uma espécie de agendão de cursos no Brasil e no exterior. Alguns de universidades renomadas, como Harvard. Os temas são os mais variados e abrangem todas as áreas do conhecimento. Basta clicar em “cursos grátis” para saber mais.

Academic Earth (www.academicearth.org)
Para quem compreende bem inglês este site é um achado. Concentra cursos livres de grandes universidades internacionais como Yale, Princeton, Columbia, Oxford, Stanford, entre outras. História da Arte, Negócios, Marketing, Sociologia, Psicologia, Matemática são algumas das opções.

EDX (www.edx.org)
Também com o carimbo de importantes universidades estrangeiras, como Boston University, Georgetown e Sorbonne, os cursos EDX também variados, mas o destaque fica para os da área de tecnologia. Vale a pena para quem é da área.

Veduca (www.veduca.org)
Liderança, gestão de projetos, medicina do sono, gestão da inovação são alguns dos cursos gratuitos disponíveis pela plataforma, criada por brasileiros! Para obter certificado, porém, o aluno precisa fazer um pequeno investimento de R$ 49 (o que também ajuda a sustentar o projeto).

Crédito da imagem: Universia Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s